Você acha que é lixo? Ela acha que é vida. Você acha que é inútil? Ela acha que tem alma. Você acha que não presta? Para muitos o que não lhe presta é seu sustento.
Para muitos o lixo existe. Porém do ponto de vista de outros, lixo não existe.
Para essa mulher, Sayaka Ganz, objetos são organismos vivos e tem espirito. Se você joga fora qualquer objeto antes de se decompor ele chora durante a noite de dentro da lixeira. Foi assim que seu pai lhe ensinou desde pequena e é assim para todos amigos e parentes da crença Shinto, crença que Ganz cresceu acreditando.
Sayaka Ganz nasceu no Japão, mas viveu em diversos países no mundo. Inclusive aqui no Brasil, veio morar em São Paulo com seus pais com 9 anos de idade e ficou até os 13 anos, quando seus pais mudaram novamente para o Japão. Hoje ela é um dos grandes nomes que fazem arte do lixo, apenas juntando objetos que foram descartados por outros. Simples assim ela ganha muito dinheiro e fama com o que você considera ser lixo e descartável.
E não só isso, mas o que você pode considerar lixo pode ser arte, combustível, adubo ou pode ser reciclado ou usado de diversas outras formas. Enfim; lixo existe ou não existe. Para a maior parte das culturas orientais lixo não deve existir. E para você?