DAD

O alcance do Instagram DESPENCOU… E agora?

por: Ricardo Gurgel – Facebook / Instagram / Twitter

Na tentativa de solucionar o problema atual, o Instagram mudou seu algoritmo e começou a eliminar likes, comentários e contas que considera ser falsas ou que tem um bot por traz. Quem paga isso? Todos nós profissionais.

Primeiro, vamos entender o que está acontecendo:

Segundo a matéria da “The Verge” (https://be.dad.com.br/IGTheVerge), o Instagram adotou um método que está identificando e eliminando likes, comentários e contas considerados “fakes”. Esse método é parte do novo algoritmo do Instagram e percebemos que é cheio de falhas.

Instagram Batendo Cabeça

Qual a consideração mais importante, se você usa ou não ferramenta de automação, bots, etc. tanto faz. O fato é que o Instagram está nesse momento “batendo cabeça”. Ele até consegue identificar contas ligadas a ferramentas de automação, mas o método para considerar fake ou não é ainda muito falho. Então, mesmo a sua conta que não usa uma ferramenta dessas pode ser identificada como bot, consequentemente perdendo alcance, bem como você pode ver sumir likes, comentários, pedidos para mudar senha, etc.

E mais !!! Nessa briga e caça aos “bots” o Instagram está eliminando as contas e interações de bots reais, isso por sí só fara suas contas ter menos alcance (lição numero: não menospreze o poder dos bots… um bot a menos, centenas de alcance perdido). Mas acima de tudo, siga as sugestões a seguir 😊

Sugestão é:

1. Se usa ferramentas de automação… De um tempo, deixe de usar por 1-2 semanas;
2. Fuja das populares, não entre nessa das que não prometem zilhões de seguidores (isso é uma furada);
3. Se ainda não usa um Bot, não entre agora;
4. Daqui (4. até 8.) independente se usa ou não Bot… Fique 5-7 dias sem fazer postageml
5. Nesse tempo, abra o Instagram todo dia e curta como uma pessoa normal, as coisas que achou legal no seu feed;
6. Depois de 5-7 dias, poste uma muito relevante e veja o retorno;
7. Não precisa mudar os horários. Apenas não poste sempre no mesmo horário;
8. Adote uma estratégia mais “humana” nas postagens (pessoas normais ficam dias sem postas, e as vezes postam mais de 1x por dia, etc..)
9. Seja 100% humano nas curtidas, follows, comentários, etc… Aqui e que mora o perigo de cair impressões e até ser banido.

Aqui seguimos essa linha, o retorno bateu recorde e o alcance voltou ao normal.

 

Bot, fake, Automação

Algo muito importante quando ao que o Instagram considera BOT, Automação, fake, etc..

Como disse acima, o Instagram está “batendo cabeça”, então quando você comenta apenas coraçõezinhos em diversos posts, ou comenta apenas uma palavra (sem completar uma frase), curte apenas hashtags expecificas, locais específicos, etc.. Todo o tipo de conduta que pode parecer não ser humana, ou padrão, pode fazer com que o Instagram marque sua conta e venha e até mesmo ser considerada uma conta fake.

Resumo

Difícil fazer um resumo, mas a dica que fica é humanize ao máximo suas contas do IG, falhe, perca a hora, deixe de postar, não use padrões.

Quanto a usar ou não uma ferramenta de automação, é uma questão de bom senso. Coisa que tanto as pessoas quanto as ferramentas de automação não tem. Por exemplo, você quer pagar uma ferramenta de automação para fazer crescer sua conta do Instagram, mas o próprio Facebook está vendendo uma excelente ferramenta para fazer suas contas crescerem, mas muitas vezes você não paga, que é o “impulsionamento pago”.

Então a dica seria; deixe de usar ferramentas de automação e bots por agora, invista em aprender tudo sobre criação de públicos de facebook e Instagram (ver gerenciador de anúncios em business.facebook.com), crie bons públicos, crie campanhas, use anúncios pagos e veja sua conta crescer de forma real e consistente. E quando for usar essas ferramentas de automação, use apenas as ferramentas que são realmente confiáveis. e ferramentas que sejam uma forma de gerencias melhor suas redes sociais, mas não com a visão de fazer sua conta “bombar” no Insta.

Essa é dica.

Exit mobile version